sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Entrevista a Nuno Sousa


Chamo-me Nuno Sousa tenho 31 anos e sou natural da cidade do Porto, Portugal.
Sou um fotógrafo amador que apenas descobriu o gosto pela fotografia no ano 2005. Desde aí vou vendo trabalhos de outros fotógrafos (em especial por meio de sites de partilhas de fotos) e tentando colocar em prática o que vou vendo e aprendendo. Por isso me considero um autodidacta, que tenta aprender a cada dia com os meus erros.
Em especial a partir do ano 2008 o meu interesse pela fotografia aumentou, o que me levou a comprar a minha primeira câmara digital SLR, a qual me ajudou explorar e melhorar alguns aspectos da fotografia, o que resultou em algumas das minhas fotos terem sido publicadas em revista da especialidade e vencedoras de alguns prémios de fotografia. Além disso também tenho participado em diversas exposições colectivas e individuais e já participei em 3 livros de fotografia.
Sou co-fundador do GAFA (Grupo de Amigos Fotógrafos Amadores), um projecto que procura promover a fotografia, apoiar instituições de solidariedade social e fomentar o turismo cultural, através do desenvolvimento de exposições, publicações e outras actividades culturais.


Como surgiu a paixão pela fotografia?  

Tudo começou no ano 2005 quando me foi oferecida a minha primeira máquina digital compacta pela minha esposa. Como não havia custos de revelação comecei a fotografar tudo e mais alguma coisa. Como as pessoas diziam que até tinha algum jeito comecei a me interessar mais pela fotografia e a dedicar tempo a observar o trabalho de outros fotógrafos.
Mas o verdadeiro "bichinho" só começou a crescer no ano 2008 quando comprei a minha primeira DSLR e comecei a participar em sites de partilhas de foto (CanalFoto, Olhares e mais tarde o Flickr onde ainda mantenho a minha galeria).

Faz da fotografia uma profissão ou um hobby?

A fotografia é um hobby e penso que sempre assim será. Infelizmente vivemos num país que pouco valoriza a fotografia e para sobreviver é complicado, em especial tendo em conta o estilo de fotografia que gosto de fazer.

Possui formação especifica ou é considera-se um auto-didacta? 

Sou um auto-didacta, que tenta a cada dia melhorar. Infelizmente a falta de tempo não me tem permitido fotografar mais e assim evoluir mais, mas tento sempre criar novos desafios e experimentar de tudo um pouco na área fotográfica.

Que equipamentos e softwares usa?

Desde 2010 que pretendi melhorar um pouco o meu trabalho em termos de qualidade (até porque passei a expor) e passei a usar o Photoshop e mais recentemente tenho usado o LightRoom, no entanto ainda tenho muito para aprender em ambos os softwares.
O equipamento também foi reforçado no ano passado, tendo adquirido uma Canon 50D para juntar à 400D que já tinha. Em termos de lente, troquei as 2 lentes que tinha e investi numa lente Canon 17-55mm IS f2.8 e uma Canon 70-200mm f4 L.

Qual é o seu equipamento de sonho/eleição?

Já usei Nikon, mas acabei por apostar na Canon e estou muito satisfeito.
Em termos de máquina gostaria de ter uma Canon 5D Mark II que tem uma das melhores relações qualidade/preço do mercado.
Nas lentes o meu sonho seria o seguinte kit: Canon 50mm f1.2, Canon 10-22mm f3.5-4.5, Canon 24-70mm f2.8 L e Canon 70-200mm f2.8 IS L

Analógico ou Digital?

Terei de responder digital porque sou da geração digital. Nunca tive o prazer de experimentar o analógico, mas um dia irei experimentar pois tenho essa curiosidade.

Qual a sua preferência quanto aos estilos de fotografia? 

Gosto de experimentar de tudo um pouco e por norma não me fico por um estilo. Mas tenho um principal interesse por fotografia de rua (especialmente retrato), de viagem e arquitectura.

Quando fotografa tem um propósito em mente ou deixa-se levar pelas oportunidades que surgem?

Quase sempre saio com um objectivo em mente até porque tenho pouco tempo para dedicar à fotografia e assim tenho de fazer bom uso dele. No entanto aproveito todas as oportunidades. Já me aconteceu sair para fotografar arquitectura e ter feito fotografia de rua.

Que acontecimento recente mais o levou a desejar lá ter estado como fotógrafo e porquê? 

As manifestações de rua. Nunca tive oportunidade de fotografar nenhuma e gostava porque as expressões das pessoas são sinceras e isso agrada-me.

Dos trabalhos fotográficos realizados, qual foi para si o mais marcante e com qual mais se identifica?


Penso que o projecto em que estive envolvido e que mais prazer me deu foi o primeiro projecto de um grupo de amigos que mais tarde criou o projecto GAFA. Foi um projecto feito para a autarquia da Figueira da Foz onde teríamos de mostrar por meio de fotografias a decadência de um mosteiro que a autarquia gostaria de recuperar, o Mosteiro Santa Maria de Seiça. O projecto culminou com uma exposição que foi inaugurada durante um colóquio sobre o Mosteiro e permaneceu em vigor por mais alguns meses, tendo recebido centenas (talvez até milhares, ainda não temos os números certos) de pessoas, pois a exposição estava patente num local que recentemente foi adquirido pela autarquia da Figueira, a casa do Paço, e tanto as pessoas da localidade, como turistas, visitavam com frequência.

Que projectos na área da fotografia tem para o futuro?

Depois de no ano passado ter fundado, em conjunto com mais 5 amigos, o projecto GAFA (www.projectogafa.com), um projecto que procura promover a fotografia, apoiar instituições de solidariedade social e fomentar o turismo cultural, através do desenvolvimento de exposições, publicações e outras actividades culturais. Os planos são melhorar ainda mais este projecto. Iremos começar em breve com exposições em algumas localidades no país, continuar a realizar encontros, entre diversos outros projectos que estamos a planear. Sugiro a que estejam atentos e até a se juntar a este nosso grupo
Em termos individuais, após um ano fantástico onde obtive alguns prémios, ter participado em diversas exposições colectivas e uma individual, ter tido fotografias publicadas em todas as revistas nacionais de fotografia e ainda ter participado em 3 livros de fotografia, o objectivo é tentar manter o ritmo. Não será fácil, mas parar é morrer e projectos não me faltam, tenha eu tempo, saúde e dinheiro para os realizar

Quais as perspectivas actuais e futuras, que tem, da fotografia em Portugal?

Na minha opinião a distância, em termos de qualidade, entre os fotógrafos profissionais (que vivem da fotografia) e os amadores avançados (que não vivem em exclusivo da fotografia) irá ser cada vez menor. Nos últimos anos tenho visto imensos novos nomes a surgir no panorama nacional. Por um lado isso é bom sinal pois demonstra a qualidade da fotografia em Portugal, por outro lado, começa a saturar um mercado que por si só já é pequeno. Confesso que me custa ver alguns fotógrafos amadores (mesmo que avançados) a "roubar" o trabalho a profissionais que pagam impostos e que necessitam deste mercado para viver. As pessoas têm de perder o hábito de "oferecer" as fotografias ou de trabalhar quase de graça. Pessoalmente recuso-me a fazer isso. Também não gostaria que alguém fizesse o meu trabalho por muito menos dinheiro e em muitos casos com muito menos qualidade. Perante isto só há 2 soluções, ou as mentalidades mudam a fotografia profissional em Portugal será reduzida a meia dúzia de nomes mais sonantes e todos os outros não conseguirão mais viver da fotografia.

Quais são os teus fotógrafos de referência?

Não tenho nenhuma referência em especial. Gosto de imensos fotógrafos, muitos dos quais nem sei o nome. Sei que parece estranho, mas isso ocorre devido a um hábito que criei de apreciar as fotografias sem olhar para o nome dos seus autores.

Qual a sua opinião acerca do nosso site e na sua óptica que melhorias poderiam ser feitas?

 Na minha opinião, neste momentos, todos os sites estão a sentir uma quebra de participação e o mesmo ocorre com o vosso. Não será um quebra de participação no "depósito" de fotos, mas sim no comentar e apreciar. No entanto, acho uma excelente mais valia o protocolo que têm com as revistas zOOm e Super Fotografia Digital.

Deixe o link do seu site ou blog.


http://www.nuno-sousa.com/



Galeria de Nuno Sousa no fotogenicos.net

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...