segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Entrevista com Pedro MS Santos (notpedro)


Pedro M S Santos
Chamo-me Pedro M S Santos.
(Uso Nickname "notpedro santos", devido á abundância de nomes como o meu... )

Nasci no equinócio da primavera ano de 1972, em Lisboa, onde resido.
Sou um auto-ditada em quase tudo o que faço, e gosto de fazer quase tudo que implique usar as mãos e construir.

Na minha juventude dediquei-me á musica como baterista de uma banda Rock, tendo abandonado o projeto devido ás habituais mudanças da vida adulta.
Para preencher o vazio deixado pela bateria, comecei a dedicar-me á fotografia, tendo gradualmente evoluindo, e esta  ganhou cada vez mais influência.


Como surgiu a paixão pela fotografia?

Penso que sempre senti o bichinho, mas a música teve um papel mais apelativo na minha juventude, e só em adulto tive a serenidade para me dedicar á fotografia em pleno. Agrada-me o factor criativo e desafiante do mundo da fotografia.

Faz da fotografia uma profissão ou um hobby?

Por enquanto é um hobby intenso, e tenho uma parceria com o meu companheiro de fotografia e fundador da "Lightscapes in Nature", o Marco Santos Marques, onde efectuo formação em workshops de fotografia de natureza. Está nos meus planos passar para um capítulo mais profissional.

Possui formação especifica ou é considera-se um auto-didacta?

A nível analógico frequentei, há bastantes anos,   um curso de iniciação à fotografia analógica,  envolvendo a captura , revelação e ampliação.
Em fotografia digital sou um auto-didacta.

Que equipamentos e softwares usa?


Neste momento tenho uma  Canon 55OD , com lentes canon 10-22 e 100mm,e uma tamron 18-270.  Tripé, suporte, filtros Nd e pol, disparador, flashes etc...
Uso principalmente Lightroom e Photoshop.
Outro equipamento que uso, ainda mais importante que a Máquina e que o Software, é o despertador !

Qual é o seu equipamento de sonho/eleição?

Canon 1D X com lentes prime...
De eleição ( que é como quem diz de Euros possíveis para a altura que atravessamos...): estou  a fazer planos para passar para o full-frame, nomeadamente Canon 5D II , e lentes L

Analógico ou Digital?

Digital...

Qual a sua preferência quanto aos estilos de fotografia?

Sou um rendido pela natureza!
Embora goste de diversos estilos que tenham  qualidade e coerência .
A natureza assume-se como uma dádiva celestial da qual apenas fazemos parte, apesar de frequentemente nos   esquecermos desse facto!
Estar em sítios pouco alterados pelo ser humano,  sentir cheiros/sons/etc no meio de nada, é uma sensação muito apelativa para mim.
Tento retratar a natureza em todo o seu esplendor e requinte.
Conseguir com uma fotografia transmitir certas sensações ao observador é o meu sonho.

Quando fotografa tem um propósito em mente ou deixa-se levar pelas oportunidades que surgem?

Geralmente vou para um sitio com algumas ideias mas, com a imprevisibilidade da natureza, por vezes as ideias não resultam ou surge um outro fenómeno  e rapidamente tenho que mudar de planos e aproveitar os acontecimentos.
Muitas vezes observo um sitio  e tento imaginar como terá mais impacto, como será mais apelativo...  imagino as diversas luzes, vegetação, ventos, nevoeiros, marés, luas, etc...,, e tento lá voltar se algumas dessas variantes tiverem probabilidades de acontecer.

Que acontecimento recente mais o levou a desejar lá ter estado como fotografo e porquê?

A tempestade / explosão solar que aconteceu o mês passado.
Poder estar num pais nórdico a captar a Aurora Boreal que tal fenómeno provocou seria espectacular.

Dos trabalhos fotográficos realizados, qual foi para si o mais marcante e com qual mais se identifica?


"The Lair" foi marcante, mas por falta de cuidado: estando numa enseada de difícil acesso, sem rede de telemóvel, onde ninguém sabia onde estava, arrisquei andar rápido sobre as rochas molhadas com maq/tripé na mão e resultou uma valente queda.  Fiquei marcado com cicatrizes e nódoas negras, a máquina foi para um lado, lente para outro, filtros para outro e tripé partido....Essa foi muito marcante ;)
Identifico-me com todos os trabalhos, todos têm uma história ,
Posso destacar o momento mágico de "smile" que iniciou a minha apresentação oficial ao mundo, e "Orion" onde depois de muitas incursões á praia da Ursa fui contemplado com mais um momento único e espectacular .

Que projectos na área da fotografia tem para o futuro?

Aumentar o meu portefólio aproveitando para conhecer mais recantos perdidos da  natureza,  comercializar os meus trabalhos, e fazer cobertura de eventos sociais.

Quais as perspectivas actuais e futuras, que tem, da fotografia em Portugal?

As perspectivas nunca foram muito boas,  devido ao país ser "pequeno", e ao trabalho de fotografia não ser levado muito a sério pela maioria da população, talvez por desconhecimento ou por "mitos" ...afinal basta um click e um pouco de photoshoping  e temos fotografias perfeitas...
Também temos o problema de muitos fotógrafos quase que oferecem o trabalho, assim como outros que não primam pela qualidade do mesmo , contribuindo assim para uma desacreditação do fotógrafo em geral.
Mesmo assim penso que com dedicação, atenção, persistência, e profissionalismo ,existe mercado para  a Fotografia.


Quais são os teus fotógrafos de referência?

Demasiados para referenciar todos... de entre os quais, saliento o  Sr. Ansel Adams, um dos grandes mestres no mundo da fotografia de natureza.

Qual a sua opinião acerca do nosso site e na sua óptica que melhorias poderiam ser feitas?

Gostei das mudanças / experiências que houve nestes dias, tornou-se mais directo, penso que uma ligeira compactação geral seria benéfica.
A parceria com a revista Zoom e  a  Super Foto digital  são uma mais valia.
 
Deixe o link do seu site ou blog.

http://www.pbase.com/pedrosantos


Poderá ver abaixo os trabalhos do Pedro que estão na Galeria do fotogenicos.net

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...