domingo, 8 de abril de 2012

Entrevista com Ana Batista

Visitar na Galeria
Ana Maria Simões Batista Constantino, nascida a 15 de Abril de 1957, nas Freguesia de Riachos do concelho de Torres Novas.
Comecei a trabalhar muito cedo na Empresa Claras Transportes, que na altura das nacionalizações em Portugal deu origem à Rodoviária Nacional, sendo mais tarde desmembrada em várias empresas, uma delas, hoje a actual Rodoviária do Tejo.
Comecei por exercer funções de Técnica de Informática. Ao longo da carreira profissional passei pelo sector dos Recursos Humanos onde fui a responsável pela Admissão e Formação Profissional dos trabalhadores da Empresa e da Formação em Alternância com o IEFP. Mais tarde fui Técnica de Sinistros, onde fazia toda a gestão dos processos dos acidentes da empresa, bem como da sua participação às seguradoras. Posteriormente abracei o sector do Serviço Internacional da Empresa. (Gestão de reservas em colaboração com as Agencias de Viagens).
Sou mãe a avó … Adoro a minha família acima de tudo. Gosto de dar sem exigir nada em troca. Adoro viajar e fotografar.



 Como surgiu a paixão pela fotografia?

A paixão pela fotografia começou ainda era eu muito jovem. Ainda guardo fotografias tiradas por mim na altura em que eu andava no ciclo preparatório em viagens de estudo e actividades de educação física. Fui uma “mãe fotógrafa/chata”. Hoje sinto muito orgulho, pois passei esta paixão para os meus filhos e até já a minha neta tem o bichinho da fotografia.

Faz da fotografia uma profissão ou um hobby?

Sou 100% fotógrafa amadora, tudo o que faça é por pura paixão.

Possui formação especifica ou é considera-se um auto-didacta?

Não possuo qualquer formação específica em fotografia. Tudo o que faço hoje é fruto de alguma aprendizagem e experiência adquirida ao longo dos anos. Enquadramento e olhares, confesso que tem muito a ver com o meu gosto pessoal. Edições, p&b, luz/sombras tem muito a ver com toda evolução tecnológica que existe hoje e me tem ajudado a evoluir.
Reconheço ter adquirido muitos factores de melhoramento nos últimos dois anos, devido aos comentários e críticas de alguns fotógrafos “sinceros” que tenho encontrado nos sites de fotografia online.

Que equipamentos e softwares usa?

Tenho uma FUJIFILM FinePix S1000fd - 10.0 Mega Pixels, 12X Optical Zoom.
Tenho um pequeno tripé Braun germany 2002
Por vezes uso os softwares da própria câmara, o Picture Manager, já usei Paint.Net, mas uso principalmente o PhotoScap.

Qual é o seu equipamento de sonho/eleição?

Tenho conhecimento de câmaras de alta qualidade e tecnologia, tais como a Canon e Sony. Qualquer uma seria o meu sonho, pois sei que estou bastante limitada em relação ao equipamento que possuo.

Analógico ou Digital?

Digital.

Qual a sua preferência quanto aos estilos de fotografia?

Gosto de todos os tipos de fotografia, mas reconheço que me entusiasmo muito mais com silhuetas/contraluz, seguidos dos grafismos/abstractos e perspectivas/profundidade.

Quando fotografa tem um propósito em mente ou deixa-se levar pelas oportunidades que surgem?

Normalmente nunca tenho um propósito em mente, salvo raras excepções, quando estou inspirada e me dedico ao Still Life. A maior parte do meu trabalho surge pelas oportunidades (espontâneos) e isso porque a câmara é para mim quase como que “um acessório pessoal”.

Que acontecimento recente mais o levou a desejar lá ter estado como fotografo e porquê?

Um acontecimento recente e marcante onde eu gostaria de ter estado como fotógrafo? Estou a lembrar-me da manifestação de 12 de Março de 2011, da “Geração à Rasca”, pois esse acto de coragem dos portugueses transporta-me para a Revolução do 25 de Abril de 1974 e a revivê-la no presente.

Dos trabalhos fotográficos realizados, qual foi para si o mais marcante e com qual mais se identifica?

Um trabalho fotográfico que mais me marcou foi o de numa manhã, num dos meus trajectos, me ter deparado com uma habitação completamente destruída por um incêndio. Considero-o um tipo de trabalho “Fotojornalismo” com o qual me identifico um pouco, apesar de não ser a minha prática usual.

Que projectos na área da fotografia tem para o futuro?

Não pensei muito em projectos para o futuro na área da fotografia, a não ser continuar a evoluir nas minhas capacidades, adquirindo para o efeito mais tempo disponível.

Quais as perspectivas actuais e futuras, que tem, da fotografia em Portugal?

Em termos de qualidade, é um facto concreto e real de que a era digital e a evolução tecnológica, bem como as redes sociais nos alargou horizontes, já existentes e com boas perspectivas para o futuro, assim haja competitividade.

Quais são os teus fotógrafos de referência?

É sempre bom aprender com alguém com alguma experiência e existem alguns com quem aprendi muita coisa.
Em termos de referência admiro aqueles fotógrafos que andam no terreno, sujeitos aos mais variadíssimos acidentes pessoais como o português João Silva que perdeu as duas pernas numa reportagem de guerra.

Qual a sua opinião acerca do nosso site e na sua óptica que melhorias poderiam ser feitas?

Gosto muito do site, da forma como nos incentiva para os vários temas em desafios semanais e concursos às revistas. Gosto das opções de elegerem um fotógrafo semanal, a melhor foto semanal e da importância que demonstram dar aos utilizadores.
A oportunidade de uma entrevista é um exemplo disso. Enfim o site tem um aspecto visual muito apelativo.
O único senão que encontro tem a ver com os utilizadores que se limitam a publicar as suas fotos e não comentam as fotos dos outros utilizadores, nem tão pouco retribuem um comentário quando lhes é feito algum, o que torna o site um pouco parado em termos de competitividade uns com os outros. Os desafios semanais salvam essa situação.

Deixe o link do seu site ou blog.
A minha Galeria

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...